CERTIFICADO HALAL
O Certificado Halal “é um documento fiel de garantia emitido por uma instituição certificadora Halal reconhecida por países islâmicos, para atestar que as empresas, processos e produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica (Sharia)”[2].
A busca por esta certificação tem crescido no Brasil e, além do setor de alimentos, está sendo demandada, também, por empresas de outros setores, como por exemplo, farmacêutico e cosméticos.
A Certificação Halal atesta que determinado produto respeitou estas regras em todas as suas etapas de produção e industrialização. Deste modo, quando um consumidor islâmico adquire um produto com a certificação Halal, saberá que ele foi produzido respeitando as regras estabelecidas por sua religião.
Por que é importante conhecer
Atualmente a população islâmica no mundo situa-se em torno de 1,6 bilhão de habitantes, correspondentes a cerca de 22% da população mundial. De acordo estudos realizados pelo Pew Research Center estima-se que será a religião com maior crescimento nas próximas quatro décadas, devendo atingir cerca 2,8 bilhões fiéis em 2050 e cerca 30% da população mundial.
É importante ressaltar, também, que um percentual considerável da população dos países da União Europeia atualmente é composto por muçulmanos como, por exemplo, 5,8% da população da Alemanha, 7,5% da população da França, 4,8% da população do Reino Unido.
Ao contrário de que muitos pensam, a maior parte da população islâmica do mundo não está situada no Oriente Médio.
Atualmente, o maior país islâmico do mundo é a Indonésia com cerca de 250 milhões de habitantes, dos quais cerca de 90% são muçulmanos. Após a Indonésia os maiores países islâmicos são Bangladesh, Paquistão, Turquia e Irã e Egito. Entre os países citados o único que é um país árabe é o Egito.
Os países que integram a Liga dos Estados Árabes são 22 países, situados predominantemente no Oriente Médio e Norte da África, com uma população total que supera 380 milhões de habitantes, em sua maioria, muçulmanos. Neste caso é importante ressaltar, também, que a maior parte do que é consumido na região é comprado de outros países.
Portanto, trata-se de um vasto mercado a ser conquistado e esta certificação agrega ao produto vantagens competitivas tanto no curto como no longo prazo, quando se considera o crescimento projetado deste mercado.